O quadril é uma das maiores articulações do corpo humano, suportando diariamente grande quantidade de carga.
O quadril é uma articulação que funciona como uma bola em um soquete. As duas principais partes são: a cabeça o osso femur (correspondendo a uma bola) e o acetábulo (correspondendo a um soquete).
O soquete é chamado de acetábulo, situado na pelve e serve de encaixe para o osso da coxa (fêmur). Existem tecidos denominados ligamentos (cápsula do quadril) que ligam e estabilizam a bola no soquete e proporcionam estabilidade à articulação. No quadril normal tanto o fêmur (cabeça do fêmur) como o acetábulo são cobertos por cartilagem. Essa cobertura diminui o atrito entre esses ossos e permite movimentos indolores.
Uma camada de tecido fino chamado de membrana sinovial recobre toda a porção interna do quadril, produzindo um líquido (líquido sinovial) que lubrifica a articulação e reduz o atrito entre os ossos.
Algumas situações podem causar destruição da cartilagem do quadril ou redução da produção de liquido sinovial. Nesse caso, ocorre atrito entre os ossos e consequentemente dor e limitação do movimento. A doença que mais comumente altera a cartilagem é a osteoartrite ou artrose. Trata-se de um processo degenerativo e se relaciona com o envelhecimento.
Algumas situações podem fazer com que o quadril “envelheça” em ritmo mais acelerado que o esperado (como fraturas prévias) causando artrose mesmo em pessoas mais jovens.
Geralmente, todas as estruturas do quadril trabalham em equilíbrio e harmonia, permitindo movimentos do quadril sem dificuldade e de forma indolor.
A dor na região do quadril pode ter diversas causas e a localização da dor nos auxilia na indicação destas causas.