Cirurgia do Joelho - Ortopedia e Traumatologia - Traumatologia Esportiva

O que é

O joelho é uma articulação composta por três ossos: o osso da coxa (denominado fêmur), o osso da tíbia (perna) e a patela (osso da frente). Quando você dobra ou estica o seu joelho, o osso da coxa e o osso da perna deslizam de forma suave. A cartilagem articular cobre e protege os ossos ao redor do joelho. Entre os ossos existem os meniscos que agem absorvendo impacto.A patela encontra-se presa na musculatura da frente do joelho e auxilia nesse movimento. A presença da patela atua de forma a aumentar a força do músculo da coxa. Todos esses ossos são cobertos por uma camada de tecido que diminui o atrito entre os ossos denominado cartilagem. Quando a cartilagem encontra-se machucada ocorre atrito entre os ossos e consequentemente dor. Progressivamente pode ocorrer maior desgaste entre os ossos do joelho, denominada artrose ou osteoartrite.

A osteoartrite é uma das doenças do aparelho locomotor mais prevalentes no mundo.
Como sintoma apresenta principalmente dor, dificuldade para movimentação da articulação e períodos de aumento de volume (derrame articular).
Na artrose ocorre desgaste da cartilagem ao longo do tempo. Com a progressão da doença ocorre exposição da superfície do osso causando dor.
Os principais sintomas da artrose são dor e sensação de rigidez na articulação (joelho).

O tratamento da artrose pode ser realizado de diversas formas de acordo com sua gravidade.

De uma maneira geral, os casos mais leves adequam-se ao tratamento não-cirúrgico e os casos mais graves podem necessitar de cirurgias.