Medidas Gerais para Tratamento da Artrose
Mudanças no estilo de vida pode auxiliar a controlar a dor, principalmente no que se refere evitar a atividades que sobrecarregam o joelho.
1.Evitar exercícios de alto impacto (corrida e esportes competitivos) dando preferência para atividades de baixo impacto (caminhada, bicicleta ou natação)
2.Caso você esteja acima do peso, reduzir o peso diminui o estresse sobre os joelhos
3.Alguns exercícios de fisioterapia podem ajudar a fortalecer a coxa e melhorar a mobilidade do joelho
4.Alguns pacientes se beneficiam do uso de palmilhas ou órteses
Alguns analgésicos e anti-inflamatórios podem controlar os sintomas dolorosos. Seu uso deve ser realizado com supervisão em decorrência dos possíveis efeitos colaterais.
Condroprotetores – Medicamentos como condroitina e glicosamina podem auxiliar no alívio da dor, prinicipalmente nos casos mais leves. Esses medicamentos são considerados suplementos e vendidos sem receita médica nos EUA, porém no Brasil são comercializados como medicamentos.
Viscossuplementação – Corresponde a injeção de medicamentos semelhantes ao líquido sinovial na articulação. O líquido sinovial tem a função de manter espaço e proteger as superfícies cartilaginosas. Auxilia na absorção de impacto e lubrificam a articulação. O componente mais importante deste líquido é o ácido hialurônico.
Injeções de Corticóide – Corresponde a injeção de medicamento anti-inflamatório potente dentro do joelho
** É necessária a aderência ao tratamento com responsabilidade, fazendo os exercícios, a dieta, se medicando, conforme orientado por nossa equipe. Somente assim, o tratamento não cirúrgico terá eficácia. **