Cirurgia do Joelho - Ortopedia e Traumatologia - Traumatologia Esportiva

Lesões mais comuns

CONDROMALÁCIA

A condromalácia de patela consiste no “amolecimento” da cartilagem da patela.

Trata-se de uma doença com múltiplas causas, ocorrendo mais frequentemente em pessoas que tem predisposição à este tipo de lesão. Ocorre mais frequentemente em mulheres jovens.

O prinicipal sintoma consiste em dor na região anterior do joelho principalmente para descer ou subir escadas ou rampas. Apresenta dor ao ajoelhar e ao levantar de uma cadeira.

A condromalácia pode variar desde amolecimento da cartilagem até uma lesão profunda atingindo toda a espessura da cartilagem da patela.
A cartilagem da patela é espessa com aproximadamente 7mm, sendo a cartilagem mais espessa do corpo humano.

Graduação da Condromalácia:

I – amolecimento da cartilagem

II – fragmentação de cartilagem ou fissuras (diâmetro < 1,3cm)

III – fragmentação ou fissuras (diâmetro > 1,3cm)

IV – erosão ou perda completa da cartilagem articular

O tratamento da condromalácia mais frequentemente utilzado é o tratamento não cirúrgico. O tratamento baseia-se em programas específicos de reabilitação associada a uso de medicamentos. Em lesões que não respondem adequadamente ao tratamento não cirúrgico, necessita-se realização de cirurgia.

As principais modalidades de cirurgia semelhantes àquelas realizadas para o tratamento da cartilagem (veja o artigo “Cartilagem”). Em alguns casos específicos, além do tratamento para a cartilagem pode ser preciso corrigir os fatores predisponentes para evitar recidiva do problema.