Cirurgia do Joelho - Ortopedia e Traumatologia - Traumatologia Esportiva

Tipos de Tratamentos

Diversos avanços surgiram nos últimos anos no tratamento da lesão de cartilagem.

A maior parte dos avanços ocorreu na Europa e nos Estados Unidos, sendo mais recentemente introduzido no Brasil.

O tipo de tratamento a ser utilizado dependendo das características da lesão da cartilagem, principalmente considerando do seu tamanho,a sua profundidade , a idade do paciente e a demanda física do paciente.

Então, trata-se de uma decisão individualizada para cada caso.

Os avanços ocorreram tanto na área de tratamento sem cirurgia, com o surgimento da viscuossuplementação (ver página a respeito em nosso site) assim como com o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas.

As principais técnicas cirúrgica para o tratamento de lesões da cartilagem são:

1.microfratura – realização de pequenos orifícios na lesão para estimular o organismo a “produzir” tecido semelhante a cartilagem

2.microfratura associada a membrana para cobertura – realização de pequenos orifícios (microfratura) associada à cobertura da área da lesão com uma membrana para conter e direcionar a formação do novo tecido (cicatrização)

3.-transferência osteocondral autóloga ou mosaicoplastia – retirada de cartilagem de locais “menos importantes” e colocação no local da lesão. Normalmente os locais “doadores” se recobrem novamente de cartilagem com o tempo

4.-transplante de condrócitos – retirada de células produtoras de cartilagem (condrócitos) do próprio paciente e cultivo em laboratório. Após proliferação dessas células, por cirurgia são re-colocadas no paciente, no local da lesão. Esta técnica é utilizada nas lesões maiores da cartilagem.

5.-transplante osteocondral heterólogo – baseia-se na utilização de tecido oriundo de um doador de órgãos. Esta técnica é utilizada nas lesões grandes em que parte do osso também está acometida.

A maioria dos tratamentos para lesões de cartilagem no joelho é realizada por técnica de Artroscopia.

No procedimento de microfratura, realizamos diversos pequenos orifícios na área machucada de cartilagem para formar um coágulo e estimular a cicatrização do machucado de cartilagem. Este procedimento tem maior sucesso em machucados pequenos.

Transferência osteocondral autóloga (mosaicoplastia) – neste tipo de cirurgia, inicialmente preparamos a área de cartilagem machucada para receber o tratamento, em seguida retiramos cartilagem de uma área do joelho que não tem grande demanda e, por fim, transferimos esta cartilagem para a área da lesão.

Na cirurgia de implante de condrócitos, num primeiro procedimento retiramos um pequeno fragmento de cartilagem (tamanho de uma bala ‘tic-tac’) para enviar ao laboratório de cultura celular. Num segundo momento, realizamos a cirurgia de implante destas células de cartilagem cultivadas.