Cirurgia do Joelho - Ortopedia e Traumatologia - Traumatologia Esportiva

Ligamento Cruzado Anterior

O ligamento cruzado anterior consiste numa banda fibrosa que estabiliza o fêmur (osso da coxa) na tíbia (osso da perna) principalmente em movimentos de rotação do joelho. Esse ligamento pode se romper em movimentos de rotação do joelho, prinicipalmente em movimentos que demandam mudança brusca de direção.

O tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior demanda cirurgia na grande maioria das vezes. Algumas situações específicas podem ser tratadas sem cirurgia.

A cirurgia baseia-se na substituição do ligamento roto por um tecido que formará um novo ligamento (denominado enxerto). Os principais enxertos utilizados são tendões que sabidamente podem ser removidos sem causar sequela ou dano:

1.tendão patelar, correspondendo a porção central do ligamento patelar

2.tendões isquiotibiais (semitendíneo e grácil) – tendões localizados na porção posterior da coxa

Esse tendões são usualmente retirados do paciente no mesmo lado a ser operado.

No Brasil raramente utilizamos tendões de doadores (como no caso de fígado, rim e coração) por questões mais administrativas do que médicas.

Nós geralmente preferimos utilizar enxertos dos isquiotibiais, porém a decisão é realizada individualmente para cada paciente. Como benefícios a cirurgia com o uso de tendões isquiotibiais demanda cicatrizes menores e causa menos dor no pós operatório.

SINTOMAS DE LESÃO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA):

1.-aumento de volume no joelho nas horas iniciais ao entorse

2.-sensação de falseio no joelho nos movimentos de mudança de direção

3.-episódios repetidos de derrame articular (aumento de volume)

* A rotura do ligamento cruzado anterior geralmente ocorre ao torcer o joelho.

SOBRE A CIRURGIA

A cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior é realizada com auxílio de câmera de vídeo (denominada artroscopia) sendo realizada por pequenas incisões.

Na cirurgia, uma incisão é realizada para retirada dos enxertos e dois pequenos furos (pequenas incisões) para utilização das câmeras e dos equipamentos de vídeo. Uma outra pequena incisão pode ser necessária para fixação do novo ligamento junto ao fêmur (osso da coxa).

Pela localização da incisão na perna é possível que ocorra discreta redução da sensibilidade da pele ao redor, pois em algumas pessoas um ramo de um nervo sensitivo passa nessa região. Este tipo de situação raramente traz algum desconforto ou transtorno.